Viagem 2011 - Uruguai e Argentina



A volta (Mar Del Plata / Floripa)


Resolvemos sair de Mar del Plata cedo para passar em Buenos Aires para ver algumas peças para a Varadero do Henrique. Bs. As. está a 416 Km de Mar del Plata, foi uma tocada forte e via com certo alívio sair dalí pois era gigante o número de veículos a caminho de lá, para a virada e para a largada do Dakar. Chegamos em Bs. As. as 11:00 e no GPS já estava o endereço: Av. del Libertadores, só que a cidade era Olivos. Atravessamos toda a 9 de Julio até o endereço e lá constatamos que só erramos a cidade. Putz !
Mas Olivos é bem próximo de Bs. As. e lá é que está concentrada as lojas: Yamaha, Honda, KTM, etc. Os preços são interessantes mesmo, fora os da Touratech.
Instalamos o protetor de motor na Varadero por R$ 500,00, almoçamos e estrada, o objetivo era chegar próximo a Paso de Los Libres (1.100 Km de Mar del Plata) e conseguimos, foi quase um Iron Butt. Parabéns Henrique !!!!
Passamos na Ruta 14 pelo posto policial que tentou nos extorquir na ida (Cólon), mostrei o dedo do meio pra eles e passamos batido. Pensei que tinha acabado.
Passamos a entrada de Paysandu, que seria uma opção para voltar, e seguimos a 14. Estrada em obras para duplicação, desvios, caminiones, poeria, calor e..... Policia de novo. FDP !
Nos pararam alegando que tinhamos ultrapassado na contínua e lá começa a briga de novo. Só que dessa vez não teve jeito, nos levaram pra dentro e acabamos entregando R$ 100,00 cada um, era isso ou ver a virada do ano por lá mesmo. Tinha outro agravante que já era umas 7 da noite e nossa única opção era chegar em Paso de Los Libres que estava a uns 200 km dalí.
"Taxa" paga, seguimos, ao sair da 14 escureceu e começou o festival de inseto no capacete até Paso de Los Libres. Chegamos na aduana as 22:30 hs, fui fazer uma reclamação na Gendarmerie e me orientaram a escrever pro Consulado. E vou fazer, sugerindo que todos o façam.
Dormimos em Uruguaiana no Hotel Fare, o que recomendo pelo preço e pelo atendimento.
Pedlo cansaço saímos as 10:30 para Floripa (1.060 Km), outro Iron Butt. Trecho até Porto Alegre agradável, paisagens bonitas, transito tranquilo até POA. No final da Free-Way sentimos o gosto do vento patagônicoi que o Renato e o Calico www.raidushuaia2012.blogspot.com estão pegando no caminho pro Ushuaia. Foi assustador andar com a moto de lado um tempão, aliado a chuva, próximo de mim o vento derrubou um casal em uma CG e não pude ajudar, eu e o Henrique nos distanciamos um pouco até nos encontrarmos no início da BR 101.
Foi chuva até Floripa e forte. Chegamos em casa as 22:00, ainda a tempo da virada. Na realidade eu virei pro lado e dormi forte.
Enfim valeu a pena por tudo, lamentando muito o acontecido com o Luiz e o Nico, mas eles continuam com a gente e isso é o que importa.
V aleu as novas experiências, as companhias, os novos amigos que surgiram e aqui não posso de deixar registrado o apoio do BR Kojak de Santana do Livramento e do Cardozo de Tacuarembó (URU). Sem eles tudo teria sido tudo mais difícil.


 4º Dia - Mar Del Plata
Passamos o dia passeando por Mar del Plata. É uma cidade meio que parecida com Bs As, só que tem mar. Aqui é tudo muito certinho, chega a perder a graça até. Cerveja só nos bares e restaurantes do outro lado da avenida, na praia nem pensar. Aqui pode-se alugar por um dia tendas, piscina, etc. na beira do mar, as tendas tem até rua.
Agora nada a ver a areia e a qualidade da agua, Porisso que os gringos vão pra SC. Falando neles, os caras são doidos pela nossa terra, olham a placa e vem conversar, "sacar" fotos e falar bem do Brasil e em especial das mulheres e da caipirinha, coisa simples que aqui não tem.
Depois de costear toda a orla fomos até o parque fechado do Dakar dar uma olhadinha básica: O local escolhido é show. Dentro da Base Naval Argentina, tudo pode ser visto lá, até uma Fragata Argentina simplesmente sensacional.
É uma pena não poder acompanhar o Dakar 2012 mas 2013 já ta chegando, então é só aguardar.
O Luiz já está em casa, o Nico também e isso é bom. O Luiz já confirmou 2012/2013 Ushuaia. Quem sabe !
Sairemos amanhã de madruga para Buenos Aires ver alguns acessórios para a moto do Henrique e depois voltamos para casa.
Como dizem os hermanos. Suerte.

3º Dia – Tacuarembó (URU) / Mar Del Plata


Saimos após o contato com o Luiz de Tacuarembo com destino inicial Azul (Sede internacional do Avai no exterior). Passamos novamente onde aconteceu o acidente e o Henrique travou, veio com os dois pés no chão. Foi até meio cômico porque o trabalhador da obra vinha acompanhado-o ao lado. Os trabalhadores estavam orientando melhor os motoristas, coisa que eles deveriam ter feito no dia anterior.
Seguimos tranquilos, fizemos a saída do Uruguai em Paysandu e adentramos na Argentina.
Já sabia que na RN 14 teríamos problemas com os policiais de Entre-Rios e não deu outra. Fomos parados por eles e já vieram dizendo que passamos num radar a 115 km quando era 80 km. Vejam só, jamais ando nessa velocidade. Nos encaminharam para falar com o Sargento Bravo (FDP) e o cara era foda. Falei que tínhamos respeitado os limites, que era um engano, que o Henrique já era avô, etc. não tinha jeito. Era pagar ou pagar, o FDP mostrava uma multa já aplicada a um brasileiro de $ 314,00 ou R$ 167,00, ou US$ 80,00. Falei que não tinha dinheiro, que trabalhava na Justiça no Brasil e que queria a foto. Ele pegava o rádio e perguntava a outro FDP que devia estar escondido no escritório a qto tinhamos passado.
Não aguentava mais aquela situação, o Henrique já procurava o dinheiro e eu resolvi encarar. Falei que não iria pagar e que iria ligar para o Consulado e que queria o nome de todos os policiais (eu tremia mas banquei a história). Ele me pediu a carteira de asdvogado, entregurei a do Tribunal, ele saiu e eu pensei.... fudeu !!!
Quando ele volta ele pega um bloco, pede os documentos e começa a preencher uma Acta de Notification. Pensei, ferrou, vão ficar com as motos presas.
Que nada, era um aviso que estavamos transgredindo as leis, que iriam mandar a foto para o endereço informado e que se fossemos pegos novamente, a coisa ia ser bem pior. Devolveu os documentos a sumimos. O Henrique não passava mais de 60 Km qdo era 80 Km, 100 qdo era 80, etc.
Que sufoco !!!
Como vi que a viagem estava rendendo optei por tocar até Mar del Plata e acabei atravessando toda a RP 6 que contorna Buenos Aires, movimento gigante demais. Os pedágios são liberados assim que começa o buzinaço, coisa que deveriamos fazer aí.
Confesso uma coisa, é bem melhor viajar pro outro lado da Argentina, aqui nessa região tem muito movimento e a paisagem é bem mais feia que o deserto e as cordilheiras.
No caminho da Plata encontramos muitos carros do Dakar, o que me animou um pouco. Chegamos em Mar del Plata as 21:00, com sol.
Foram mais de 1.000 Km em 13 hs de viagem. Mar del Plata é gigante, saimos para comer e andamos um pouco. Hoje vou postar mais informações sobre a cidade.



2º Dia – Santana / Tacuarembó



Dia de viagem que não gostaria de registrar !!!!

Saimos de Santana cedo pois seriam 970 Km até Azul (argentina). Começamos a viagem fazendo a aduana com um simples carimbo de passaporte, da moto não pediram nada, chega a arrepiar porque qualquer um passa com moto ou carro sem apresentar os documentos.
Feito isso seguimos que nem galo em galinheiro até que após 80 Km de Tacuarembo num trecho em obras o Luiz perdeu o controle da moto e caiu. O Nico que estava a frente dele se assustou e caiu também. Eu já tinha passado e o Henrique também, atras vinham o Renato e o Calico.
O Nico fraturou a clávicula e o Luiz teve escoriações leves, só uma pedrinha que entrou na bota que depois o obrigou a levar 6 pontos.
A partir desse momento muitos anjos apareceram. Num posto de gasolina que paramos antes do acidente, trocamos acenos com um casal uruguaio muito simpático, esse casal chegou junto quando aconteceu o acidente e a esposa era médica e ele Coronel aposentado. Na hora ela começou a atender o Luiz e o Nico e ele começou a ligar pro hospital e para a policia. No hospital tinha uma sobrinha que trabalhava como enfermeira que muito bem nos atendeu.
Assim que os dois foram removidos de ambulância para o hospital, recolhemos as motos e rumamos para o povoado de Tambores. Nesse ponto outro anjo merece destaque, o Sargento Valério, pois o mesmo pilotou a moto do Nico por 80 Km e a do Luiz veio na viatura da policia.
Fomos então para o hospital e o Valério ficou agilizando o BO e se comprometeu a levar as bagagens até Tacuarembo.
Liguei do hospital para o Kojak (amigo BR de Santana) que na hora acionou a rede Brazil Riders e solicitou ajuda do Cardozo que mora em Tacuarembo. Após o atendimento fomos todos para a casa dele e dali agilizamos as coisas.
O Cardozo foi buscar a moto do Nico, após arrumar uma picape que depois foi usada para levá-los até Santana.
Aí eram 6 da tarde, eu eo Henrique resolvemos ficar na cidade porque o dia foi cansativo. Tinha resolvido retornar para Santana mas após ligar para o Luiz ele me garantiu que tava tudo encaminhado, o Kojak já estava resolvendo as coisas.





1º Dia – Floripa a Santana do Livramento

Que dia maravilhoso, bons amigos, moto em cima, estradas tranquilas, paisagens fantástiicas ... Enfim o que querer mais ?
Saimos as 5:40 de Floripa com uma temperatura ideal pra uma viagem desse tamanho. O Titi nos acompanhou ate Porto Alegre onde aguardara seus parceiros para A Carreteira Astral. Chegamos em Santans do Livramento e nos aguardava o BR Kojak que nos apresentou a Toca e nos auxiliou na CV.
Fizemos a aduana e agora é só alegria.